Cinco livros sobre Psicodrama #1

Desde que comecei a escrever no blog, percebi a importância de aproveitar este espaço para falar sobre uma abordagem da Psicologia que, apesar de tão versátil e eficiente, é pouco divulgada e discutida em textos acessíveis ao grande público, o que a torna, muitas vezes, mal compreendida: o Psicodrama.

Processed with VSCOcam with f2 preset

Nunca fui psicólogo de defender com unhas e dentes uma ou outra abordagem, no entanto, costumo me desapontar ao ser chamado de “Psicodramista” ou de “Psicodramático” e, se você também se formou na área, sabe do que estou falando (apesar disso, tenho que reconhecer que o “Homem Psicodramático” seria um excelente nome, caso eu resolvesse virar um super-herói um dia, não é mesmo?).

“Ah, Psicodrama é aquela coisa de fazer teatro” alguns podem dizer. “Nossa, fulano está fazendo um ‘psicodrama’ lá na sala”, outros podem brincar, naquele sentido histérico.

Buscando desfazer mal-entendidos, vamos ao que interessa. E, fica a dica, o correto é Psicodramatista.

Vou buscar aos poucos indicar artigos e escrever textos curtos dedicados a apresentar o Psicodrama e a obra de Jacob Levy Moreno. Para começar, decidi sugerir cinco livros que considero essenciais (me formei há alguns anos, posso estar um pouco desatualizado). Aceito outras sugestões nos comentários do post e escreverei sobre eles por aqui. =]

O responsável pelo desenvolvimento do método do Psicodrama foi o médico romeno Jacob Levy Moreno (1889-1974), trazendo grandes contribuições ao campo da psicoterapia de grupo, nem sempre devidamente creditadas ou reconhecidas, infelizmente. Moreno, como é mais conhecido, foi o criador do Psicodrama, um método de intervenção que busca trabalhar os conflitos do indivíduo e do grupo, através de técnicas inspiradas no teatro.

moreno 2

O termo “Psicodrama”, que não significa “ser dramático” e que acabou se tornando referência de toda uma abordagem, pode ser considerado o nome popular de um conjunto de conhecimentos e métodos. Drama surge aqui no sentido de ação. Alma em ação, mente em ação.

Moreno colocava como objetivo da intervenção psicoterapêutica o resgate e o desenvolvimento da espontaneidade, oferecendo uma oportunidade de investigarmos e recriarmos aspectos de nossa personalidade, exercitando a nossa capacidade de dar novas respostas a situações antigas, e respostas adequadas a novas situações.

É possível conhecer melhor essa linha de trabalho no site da Federação Brasileira de Psicodrama – FEBRAP ou no Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno – IMPSI, onde me formei.

Para começar a entendê-lo melhor, cabe ressaltar que o Psicodrama faz parte de uma obra maior desenvolvida por Moreno, que tem o nome de Socionomia. Para explicar, utilizo duas citações longas, porém esclarecedoras. Segundo Costa (2000),

A Socionomia é a ciência que trata das leis naturais que regem os sistemas sociais de modo geral, dos grupos humanos e do desenvolvimento do homem fundamentado na sua natureza inter-relacional. Concebe o homem como ser natural e potencialmente genial, corresponsável pelo processo de criação do universo. (COSTA, 2000, p. 136).

Ainda de acordo com o autor,

A Socionomia tem três grandes ramificações cientificas – a Sociodinâmica, onde estão as leis que evidenciam a dinâmica de grupamentos humanos; a Sociometria, onde estão aferições métricas das relações, através de instrumentos próprios que respeitam a natureza do objeto estudado; a Sociatria, onde estão os métodos de intervenção: psicoterapia de grupo, psicodrama – método socionômico por excelência, sociodrama, e axiodrama. (COSTA, 2000, p.138).

Desse modo, deixamos claro que o Psicodrama é principalmente um método de intervenção, mas que possui como pano de fundo uma abordagem completa, um corpo teórico sólido e em constante evolução.

Vamos aos títulos:

  1. Lições de Psicodrama: Introdução ao Pensamento de J. L. Moreno

(Editora Ágora, 1988. Camila Salles Gonçalves, José Roberto Wolff e Wilson Castello de Almeida)

Processed with VSCOcam with f2 preset

Também conhecido como “aquele livrinho da capa azul”, esta obra curta e objetiva apresenta de forma acessível e didática os conceitos fundamentais e as técnicas do Psicodrama, além de localizar historicamente sua criação. É uma ótima dica (e barata) para quem busca se iniciar na obra de Moreno.

  1. Psicodrama Bipessoal: Sua técnica, seu terapeuta e seu paciente

(Editora Ágora, 1992. Rosa Cukier)

Processed with VSCOcam with f2 preset

Quem busca se especializar em atendimento clínico (individual ou grupal), geralmente vivencia uma série de inseguranças no início da sua trajetória. É normal buscar dicas, conselhos e métodos que lhe indiquem formas de trabalhar e lhe deem o mínimo de segurança para atuar. Bom, este livro é um excelente guia para o atendimento bipessoal (paciente / psicoterapeuta) e, além de apresentar didaticamente uma modalidade amplamente utilizada nos consultórios, esclarece muitas dúvidas aos psicodramatistas iniciantes e até mesmo aos veteranos.

  1. Psicodrama

(Editora Cultrix, 1997. Jacob Levy Moreno)

Processed with VSCOcam with b1 preset

Dono de apelidos simpáticos como “o livro preto” ou a “bíblia do Psicodrama”, este livro – que toma o método como título -, é um clássico e não pode faltar na prateleira de um bom Psicodramatista. Apesar de ser considerado um livro de difícil leitura e carente de organização didática (o que, de fato, é), este volume traz passagens essenciais para a compreensão da abordagem e conteúdo indispensável escrito por nada mais, nada menos, que Moreno.

  1. Jacob Levy Moreno 1889-1974 – Pai do psicodrama, da sociometria e da psicoterapia de grupo

(Editora Ágora, 1992. René F. Marineau)

Processed with VSCOcam with f2 preset

Pode-se dizer que Moreno sempre foi um sujeito peculiar, tendo, como objeto de mistério, até mesmo o local de seu nascimento. Buscando retratar o seu crescimento pessoal e profissional, o professor de Psicologia René F. Marineau escreveu uma das biografias mais conhecidas sobre ele. Fruto de entrevistas, leituras e muitos arquivos, Marineau revela a história de vida de Moreno e as diversas passagens que marcaram sua trajetória.

  1. Psicoterapia da Relação – Elementos de psicodrama contemporâneo

(Editora Ágora, 2000. José Fonseca)

Processed with VSCOcam with b1 preset

Durante a minha formação em Psicodrama e todo o período em que realizei atendimentos individuais, este livro sempre foi uma referência e ainda representa para mim uma excelente forma de trabalhar. José Fonseca apresenta neste título uma adaptação muito interessante das técnicas e conceitos de Moreno, buscando descrever o seu método de psicoterapia individual com ênfase no aspecto relacional. Além disso, o livro traz suas influências teóricas e exemplos da utilização das ferramentas.

Espero que tenha contribuído com indicações de qualidade. Em breve volto a sugerir novos títulos e artigos sobre o tema. Fique à vontade para comentar e sugerir também.

Referências

COSTA, W. Cronosplatia Holográfica Universal – Projeto Águas Belas, Transtornos Psicoafetivos. Fortaleza: FEPS do Brasil, 2000. p.135 a 145.

CUKIER, Rosa. Psicodrama Bipessoal. São Paulo: Editora Ágora, 1992.

FONSECA, José.  Psicoterapia da Relação: Elementos de Psicodrama Contemporâneo. 2ª ed. São Paulo: Editora Ágora, 2000.

GONÇALVES, C. S.; ALMEIDA, W. C.; WOLFF, J. R. Lições de Psicodrama: Introdução ao Pensamento de J. L. Moreno.  4ª ed. São Paulo: Editora Ágora, 1988.

MARINEAU, René F. Jacob Levy Moreno, 1889-1974: Pai do Psicodrama, da sociometria e da psicoterapia de grupo. São Paulo: Ágora, 1992.

MORENO, J. L. Psicodrama. 7. ed. São Paulo: Cultrix, 1997. 492p.

Anúncios

3 Respostas para “Cinco livros sobre Psicodrama #1

  1. Pingback: Zerka inverte papéis com Moreno | Mais uma Opinião·

    • Obrigado Suely Pavan Zanella. Não havia me atentado para a terminologia. Fiz as devidas correções. Como você disse no Facebook, o Psicodrama é um método, que engloba teoria e técnica. Agradeço pela atenção.

      Curtir

Quero saber a sua opinião. Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s