Zerka inverte papéis com Moreno

Para quem ainda não conhece ou não ouviu a esposa de Moreno, Zerka, falar sobre o seu parceiro e sobre Psicodrama, indico uma entrevista curta e muito interessante com o Professor Sérgio Guimarães disponível no YouTube.

Zerka desempenha o papel de J.L. Moreno e responde várias perguntas, em um clima descontraído. Muito bacana. Está em inglês, sem legendas por enquanto. No canal do professor no YouTube, existem outros vídeos que ainda estou conhecendo.

Descrição / About it

Desta vez, Zerka inverte os papéis com o seu marido e parceiro, Jacob Levy Moreno, utilizando uma das técnicas fundamentais do Psicodrama. A gravação foi realizada em Charlottesville, Virginia, nos Estados Unidos, mais de 60 anos depois de seu casamento (8 de Dezembro de 1949).
———
This time, Zerka reverses roles with her husband and partner, JL Moreno, using one of the fundamental techniques in psychodrama. Recording took place in Charlottesville, VA, USA, more than 60 years after their marriage (December 8, 1949).

zerkamoreno

Fonte: imagem retirada do vídeo Dreaming With Zerka (YouTube)

Zerka T. Moreno nasceu em Amsterdam em 1917 e é considerada a co-fundadora do Psicodrama, método que já descrevi aqui no blog. Foi esposa e parceira de Jacob Levy Moreno, e é considerada uma das grandes responsáveis pela divulgação e desenvolvimento da abordagem no mundo.

O Psicodrama é um método de intervenção que busca trabalhar os conflitos do indivíduo e do grupo, através de técnicas inspiradas no teatro e está inserido em uma obra maior desenvolvida por Moreno, que tem o nome de Socionomia.

Moreno colocava como objetivo da intervenção psicoterapêutica o resgate e o desenvolvimento da espontaneidade, oferecendo uma oportunidade de investigarmos e recriarmos aspectos de nossa personalidade, exercitando a nossa capacidade de dar novas respostas a situações antigas, e respostas adequadas a novas situações.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Indico Cinco livros essenciais sobre o Psicodrama.

Anúncios

Quero saber a sua opinião. Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s