18 de Maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial

“A verdadeira loucura talvez não seja mais do que a própria sabedoria que, cansada de descobrir as vergonhas do mundo, tomou a inteligente resolução de enlouquecer” Heine, Heinrich.

Tema de grande interesse, porém também de muito temor, a loucura é um assunto que envolve todos os seres humanos em uma dúvida comum: qual o limite entre a normalidade e a loucura?

Foi um longo caminho percorrido desde os primeiros métodos utilizados para o tratamento do sofrimento mental até chegarmos às atuais abordagens, participativas e humanizadas.

O Movimento da Luta Antimanicomial no Brasil remete a debates iniciados há mais de 20 anos por reformas das condições de saúde no país.

Além de mudar o imaginário social sobre a loucura, busca também “trazer à consciência da população as situações de desrespeito às quais são submetidos os portadores de transtorno mental, quer no convívio com a sociedade, quer na atenção à saúde mental”.

Com o lema “Por uma sociedade sem manicômios”, tornou-se o dia 18 de Maio, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Não é fácil nos livrarmos dos estigmas que a loucura carrega e que os portadores de sofrimento mental conhecem tão melhor do que qualquer um de nós.

Na última segunda-feira, dia 19 de Maio de 2014, aconteceu em Belo Horizonte a celebração da luta Antimanicomial e todas as pessoas envolvidas com essa causa tão nobre nos mostraram, mais uma vez, que precisamos resgatar a nossa loucura, não segregar e questionar todos os dias nossa normalidade tão preservada.

Conheça mais sobre o movimento:

Artigo Carta Capital – http://www.cartacapital.com.br/politica/a-luta-antimanicomial-e-o-direito-a-cidade-9232.html

Conselho Federal de Psicologia – http://site.cfp.org.br/18-de-maio-dia-da-luta-antimanicomial/

Confira abaixo algumas fotos dessa celebração. Fotos: Ana Mattos

 

 

 

Referências:

BARBOSA, G.C.; COSTA, T.G.; MORENO, V. Movimento da luta antimanicomial: trajetória, avanços e desafios in Cad. Bras. Saúde Mental, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 45-50, jan./jun. 2012
Anúncios

2 Respostas para “18 de Maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial

  1. A loucura é uma exacerbação dos afetos, para além dos limites, por isso considerado loucura. No entanto, qual é o limite? Qual é o equilíbrio? Pra mim, uma questão! Amei as fotos.
    Vânia.

    Curtir

Quero saber a sua opinião. Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s