Comentário: Carcereiros, de Drauzio Varella

Nos últimos dias, recebi pelo correio um livro que já desejava há algum tempo: Carcereiros (Companhia das Letras, 2012), escrito pelo médico conhecido de todos nós, Drauzio Varella.

O autor possui longa experiência no sistema penitenciário – mais de vinte anos – e ficou muito conhecido pelo sucesso do livro Estação Carandiru, publicado pela mesma editora em 1999 e adaptado para o cinema em 2003 – simplesmente Carandiru – sob a direção do argentino Héctor Babenco, que nos deixou em julho de 2016.

arquivo_000

Ao invés de focar a experiência com a população carcerária – como ocorre no livro Estação Carandiru – Drauzio Varella nos apresenta o outro lado da moeda, o duro cotidiano dos agentes penitenciários – também chamados de guardas de presídio ou carcereiros -, suas histórias de vida e caminhos percorridos. Para quem tiver interesse, já contei um pouco sobre a origem dessa profissão aqui no blog.

Mais do que falar sobre o trabalho desses personagens, Drauzio narra histórias engraçadas, violentas, tristes, curiosas e inesperadas.

Por acaso, você já se imaginou trabalhando em uma cadeia? Pois é, muitos deles também nunca haviam imaginado pôr os pés em uma prisão.

O relato do dia-a-dia dos agentes penitenciários e os desafios encontrados em sua convivência com os presos mostrados no livro são, para mim, ainda mais interessantes, já que compõem o objeto da minha pesquisa de Mestrado. No entanto, conhecer o universo prisional e o trabalho invisível destes profissionais é tarefa essencial para qualquer pessoa que busque ampliar sua compreensão do mundo e da experiência humana.

Ouvimos falar sobre condenações, crimes e violência todos os dias. Nossa população carcerária é imensa. O sistema prisional está cada vez maior. É obrigação de todos nós conhecer essa realidade, nos debruçar sobre um lado da sociedade que escolhemos não ver, mas que está sempre aí, marginal, atravessando nossas vidas, ilustrando nossos valores e determinando os rumos da civilização.

Carcereiros é uma ótima opção para quem deseja conhecer um pouco mais sobre as prisões através da história de seres humanos como eu e você.

Ficha técnica: Carcereiros | Autor: Drauzio Varella | Editora: Companhia das Letras | Páginas: 232 | Formato: 14 x 21 cm | Compre aqui

Anúncios

Quero saber a sua opinião. Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s