Nise – O Coração da Loucura

O cinema brasileiro vem nos surpreendendo cada dia mais e nos apresentando títulos que, além de possuir bons roteiros, direções competentes e excelentes profissionais, abordam temas muito relevantes para a sociedade.

Nise, O coração da loucura, é um filme brasileiro lançado em abril de 2016 que aborda um momento da vida da médica psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999), um ícone para o desenvolvimento do campo que estuda e trabalha a saúde mental. O filme conta com a belíssima atuação da atriz Glória Pires e a direção de Roberto Berliner, e trata de maneira delicada um assunto tão complexo.

nise

Para quem nunca esteve em um hospital psiquiátrico ou não teve a oportunidade de se deparar diretamente com essa questão em algum momento da vida, o filme é uma boa escolha para conhecer um pouco da história da loucura.

Já para quem trabalha na área ou estuda o tema, o filme é igualmente interessante e aborda a importância do uso da arte como recurso terapêutico no tratamento do sofrimento mental. O lado humano da Dra. Nise e sua capacidade de contaminar positivamente as pessoas ao seu redor, também é algo notável.

Dra. Nise Silveira, psiquiatra

Foto: Lewy Moraes/Folhapress

Conhecia a história de Nise da Silveira superficialmente e o filme foi uma forma de me aproximar deste ícone da Psiquiatria. Nise foi a única mulher a se formar na Faculdade de Medicina na década de 20 na Bahia, entre 157 homens, e ainda hoje é modelo e inspiração para diversos profissionais, obtendo reconhecimento nacional e internacional.

Nise é muito conhecida também por ter se correspondido com Carl Gustav Jung, fundador da psicologia analítica, e ter sido a responsável pela introdução da psicologia junguiana no Brasil.

Fundou o Museu de Imagens do Inconsciente em 1952, localizado no Rio de Janeiro e foi uma das primeiras profissionais a lutar pela desinstitucionalização dos manicômios ao criar a Casa das Palmeiras em 1956, instituição de reabilitação psiquiátrica fora dos padrões convencionais.

Confira o trailer do filme.

 

Anúncios

Quero saber a sua opinião. Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s