VII Semana da Diversidade e III Colóquio Internacional de Clínica da Atividade

Nos últimos meses tenho me ocupado com tarefas do Mestrado e com a produção de trabalhos que possam divulgar e problematizar o meu campo de pesquisa: a Psicologia Organizacional e do Trabalho – POT, particularmente as abordagens Clínicas do Trabalho.

Pela importância e pertinência do tema, venho aqui registrar dois deles.

Na próxima quarta-feira, dia 21/09/2016, vou participar da VII Semana da Diversidade em Psicologia que acontece na PUC Minas, Campus Coração Eucarístico em Belo Horizonte-MG. Estarei junto com o Professor Doutor José Newton Garcia de Araújo e as colegas de Pós Graduação Danielle Teixeira Tavares Monteiro e Daniela Piroli Cabral, compondo a Mesa Redonda: O papel do psicólogo nas organizações e no trabalho: uma atuação interdisciplinar.

illustrator-marcel-ceuppens_illustration-the-marketing-department

Ilustração: Marcel Ceuppens

A mesa propõe, basicamente, demonstrar a natureza interdisciplinar da atividade do psicólogo na situação laboral e discutir como suas perspectivas teórico-metodológicas influenciam sua atuação. A discussão é fruto de nossa experiência no semestre passado com a disciplina “Trabalho e Criatividade” no Programa de Pós Graduação em Psicologia da PUC Minas.

Mencionei a POT em outras oportunidades aqui no blog, como nos textos: Quatro Livros Sobre Saúde Mental e Trabalho #1 e O Que Pensar Sobre a Psicologia Organizacional e do Trabalho?

Já em Outubro, terei o prazer de participar do III Colóquio Internacional de Clínica da Atividade, o CICA, que acontecerá desta vez em São Paulo, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. O evento acontece de 19 a 21/10/2016 e promete fortalecer os diálogos e construções em torno desta abordagem, que tem como principal representante o psicólogo francês Yves Clot. O colóquio contará com a presença dos principais pesquisadores e estudiosos da área no Brasil e na França.

yvesclot

Nesta oportunidade, vou introduzir a primeira etapa de minha pesquisa de Mestrado com um pôster intitulado: Trabalho, subjetividade e saúde: a atividade de servidores em um Estabelecimento de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Minas Gerais.

Nas próximas semanas pretendo divulgar alguns resultados e elaborações após as respectivas apresentações.

Anúncios

5 Respostas para “VII Semana da Diversidade e III Colóquio Internacional de Clínica da Atividade

  1. Pingback: De volta à cadeira de aluno #4 | Mais uma Opinião·

  2. Olá, Rodrigo. Saudações. Sabe quais os eventos sobre clínicas do trabalho, principalmente clínica da atividade e ergologia, acontecerão no Brasil e no mundo neste ano? Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Tema hiper relevante nestes tempos de revisão de inúmeros direitos trabalhistas.
    Cada vez se faz mais presente a presença do ASSÉDIO MORAL nas organizações públicas em formas veladas em razão das diferenças de poder entre gestores e servidores. Espero que este ASSUNTO também possa aparecer em Eventos como este.

    Curtido por 1 pessoa

Quero saber a sua opinião. Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.