Psicologia, Trabalho e Processos Psicossociais: Pesquisas e Intervenções

No início do segundo semestre de 2021, o grupo de pesquisa do qual faço parte, o Psicologia, Trabalho e Processos Psicossociais (PsiTraPP), da PUC Minas, publicou o primeiro livro organizado pela equipe. Com relatos de pesquisa e ensaios teóricos, o livro “convida o(a) leitor(a) a uma imersão em diferentes contextos laborais, marcados por contradições, desigualdades e precariedade, e, outrossim, pela potência inegável da atividade humana”.

A obra foi organizada por Bruno Márcio de Castro Reis, Carlos Eduardo Carrusca Vieira, Jesus Alexandre Tavares Monteiro, João Cesar de Freitas Fonseca e José Newton Garcia de Araújo, e está distribuída em três seções.

Na primeira, alguns capítulos com relatos de experiência na parceria com a Vale S/A, por meio do Programa de Operadores de Alto de Desempenho, um dos carros chefe do grupo de pesquisa. Na sequência, ensaios escritos por autores renomados e parceiros como Cláudia Osório da Silva, Milton Athayde, Jorge Falcão, Raoni Rocha Simões e o coordenador do grupo de pesquisa, José Newton Garcia de Araújo. Por fim, fragmentos do mundo do trabalho, com textos sobre arte como trabalho; a atividade de coveiros; o trabalho das mulheres em tempos de pandemia e sobre a política nacional de saúde dos trabalhadores e a precarização.

Tive o prazer de contribuir, em coautoria, com o capítulo Análise da atividade no contexto da mineração: pesquisa e intervenção na perspectiva das Abordagens Clínicas do Trabalho, no qual discutimos os resultados preliminares de uma pesquisa-intervenção realizada em uma mineradora situada na região norte do Brasil, em uma das principais reservas minerais do mundo.

O capítulo se relaciona com outras publicações como o artigo Une expérience de recherche-intervention dans une entreprise d’exploitation minière : défis et possibilités, que saiu na revista Communiquer Revue de communication sociale et publique, em 2020, vinculada à Université du Québec à Montréal, e também A cooperação e a dimensão coletiva da atividade, em um sistema de exploração de minério de ferro, publicado em um dossiê da Laboreal, em 2019, que privilegia estudos que envolvem as questões da saúde, do bem-estar e da segurança dos trabalhadores.

Para quem quiser conhecer melhor o livro e/ou adquiri-lo, basta acessar o site da Editora PUC Minas ou o site do nosso grupo de pesquisa.

Sinopse:

Atividade central no processo de produção e reprodução da vida material e social, o trabalho constitui-se nesta obra como fonte inesgotável de reflexão científica para o campo da Psicologia. Em uma perspectiva crítica, baseada em abordagens clínicas do trabalho, em suas relações com os processos de subjetivação, saúde e adoecimento, Psicologia, trabalho e processos psicossociais: pesquisa e intervenções convida o(a) leitor(a) a uma imersão em diferentes contextos laborais, marcados por contradições, desigualdades e precariedade, e, outrossim, pela potência inegável da atividade humana. 

Se por um lado, o(a) leitor(a) poderá neste livro divisar um horizonte de inquietações práticas e provocações teóricas dos(as) autores(as), por outro lado, ficará patente o seu compromisso sempre renovado de compreender o trabalho e transformá-lo, bem como a urgência e a necessidade de fazê-lo.

Informações:

Área:Psicologia
ISBN:9786588547151
Ano | Edição:2021
Páginas:325
Editora:PUC Minas
Dimensão:21 x 1,7 x 15,3 cm
Peso:427 g

Leia também:

Quero saber a sua opinião. Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.