Noam Chomsky é considerado um dos maiores intelectuais contemporâneos e, além de linguista, filósofo e cientista, é também conhecido por suas críticas ao sistema econômico-político dominante em nosso tempo, principalmente em relação aos Estados Unidos da América – EUA.
Nascido em Dezembro de 1928 na cidade da Filadélfia, no estado da Pensilvânia nos EUA, Avram Noam Chomsky apresenta reflexões pertinentes sobre distribuição de riqueza, poder, trabalho e democracia em uma série de entrevistas que compõem o documentário “Requiem for the American Dream” (2015), dirigido por Peter Hutchison, Kelly Nyks, and Jared P. Scott.
Sem fazer propaganda, já fazendo, o documentário está disponível no Netflix e é uma excelente opção pra você que está com aquela ‘uma hora e dez minutos’ sobrando e quer aproveitar para ‘pensar fora da caixinha’.
Com críticas contundentes ao sistema econômico e político dos EUA, suas reflexões podem facilmente ser transportadas para o cenário brasileiro e talvez nos ajudem a compreender a montanha-russa que estamos vivendo nos últimos anos.
Citando desde Adam Smith – considerado o pai da economia moderna – a mudanças ocorridas poucos anos atrás, Chomsky nos apresenta elementos que questionam a concentração de poder e riqueza na mão de minorias, a produção de necessidades de consumo e nossa participação política.
Aos interessados na Psicologia do Trabalho, é um panorama essencial para compreendermos como se naturalizaram e foram construídos sistemas de poder com especial influência na dimensão da atividade humana. Recomendo.