Autismo: O que precisamos saber sobre este transtorno?

Lisi Lisboa*

Depois do lançamento do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o chamado DSM – 5, crianças com autismo clássico, Síndrome de Asperger, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento sem outra especificação e Transtorno Desintegrativo da Infância passaram a ser diagnosticadas com um só transtorno:o Transtorno do Espectro do Autismo, ou TEA.

06de5-autismglassgobo__59482-1409315684-1280-1280

E o que é o Transtorno do Espectro do Autismo?

Primeiramente, vamos nos atentar ao nome: Espectro. Cada criança com este diagnóstico possui suas particularidades e necessidades de intervenção. O autismo tem um grau de variação muito grande, indo de um quadro leve a um quadro mais grave. É de fato um espectro, com intensidades diferentes.

Em resumo, uma criança com este quadro apresenta as seguintes características:

  • Déficits na interação social (estabelecer uma conversa, partilhar emoções e interesses com outras pessoas, compreender regras sociais) e na comunicação não verbal (alterações no contato ocular, expressões faciais, gestos)
  • Comportamentos restritos e repetitivos (rituais, apego a rotinas, movimentos repetitivos, interesses restritos, dificuldades sensoriais)

Se você conhece alguma criança com essas características, ou até mesmo se você se identificou com o que leu, procure um profissional da saúde para fazer uma avaliação. Devemos lembrar que o diagnóstico precoce é importantíssimo!

Quanto mais cedo as intervenções forem feitas, mais positivo poderá ser o prognóstico. Então, fiquemos atentos. Crianças com TEA podem começar a manifestar comportamentos autísticos ainda bebês.

Em relação ao tratamento, o uso da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) tem tido ótimos resultados, além de ser um tratamento que é baseado em evidências de eficácia em estudos empíricos. As intervenções feitas abrangem todas as áreas, seja a de comunicação, interação social, autocuidado, habilidades motoras e habilidades acadêmicas.

Para quem deseja ter mais informações, acesse www.autismobh.com.br para o download da apostila “Ajude-nos a aprender – Manual de Treinamento em ABA”. Nessa apostila você aprende como ensinar passo a passo novas habilidades para crianças.

Existem também muitos textos a respeito do assunto disponíveis no blog www.abaeautismo.com.br.

Estes textos foram formulados pela equipe ABA e Autismo, da qual sou integrante, para ajudar as famílias e os profissionais envolvidos no tratamento de crianças com TEA.

*Psicóloga clínica pela UFMG e estudante de pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental no Instituto WP. www.linkpsicologia.com.br

Anúncios

Quero saber a sua opinião. Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s