Depois do lançamento do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o chamado DSM – 5, crianças com autismo clássico, Síndrome de Asperger, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento sem outra especificação e Transtorno Desintegrativo da Infância passaram a ser diagnosticadas com um só transtorno:o Transtorno do Espectro do Autismo, ou TEA.
E o que é o Transtorno do Espectro do Autismo?
Primeiramente, vamos nos atentar ao nome: Espectro. Cada criança com este diagnóstico possui suas particularidades e necessidades de intervenção. O autismo tem um grau de variação muito grande, indo de um quadro leve a um quadro mais grave. É de fato um espectro, com intensidades diferentes.
Em resumo, uma criança com este quadro apresenta as seguintes características:
- Déficits na interação social (estabelecer uma conversa, partilhar emoções e interesses com outras pessoas, compreender regras sociais) e na comunicação não verbal (alterações no contato ocular, expressões faciais, gestos)
- Comportamentos restritos e repetitivos (rituais, apego a rotinas, movimentos repetitivos, interesses restritos, dificuldades sensoriais)
Se você conhece alguma criança com essas características, ou até mesmo se você se identificou com o que leu, procure um profissional da saúde para fazer uma avaliação. Devemos lembrar que o diagnóstico precoce é importantíssimo!
Quanto mais cedo as intervenções forem feitas, mais positivo poderá ser o prognóstico. Então, fiquemos atentos. Crianças com TEA podem começar a manifestar comportamentos autísticos ainda bebês.
Em relação ao tratamento, o uso da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) tem tido ótimos resultados, além de ser um tratamento que é baseado em evidências de eficácia em estudos empíricos. As intervenções feitas abrangem todas as áreas, seja a de comunicação, interação social, autocuidado, habilidades motoras e habilidades acadêmicas.
Para quem deseja ter mais informações, acesse www.autismobh.com.br para o download da apostila “Ajude-nos a aprender – Manual de Treinamento em ABA”. Nessa apostila você aprende como ensinar passo a passo novas habilidades para crianças.
Existem também muitos textos a respeito do assunto disponíveis no blog www.abaeautismo.com.br.
Estes textos foram formulados pela equipe ABA e Autismo, da qual sou integrante, para ajudar as famílias e os profissionais envolvidos no tratamento de crianças com TEA.
*Psicóloga clínica pela UFMG e estudante de pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental no Instituto WP. www.linkpsicologia.com.br