Psicodrama e o desenvolvimento de equipes de trabalho

Recentemente tive o prazer de publicar mais um artigo na Revista Brasileira de Psicodrama (vol. 22, n. 1, 2014), desta vez com o título ‘Psicodrama e o desenvolvimento de equipes de trabalho’.

Há cerca de um ano, tive oportunidade de conduzir um programa de desenvolvimento de equipes em alguns setores de uma organização em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Além de conhecimentos específicos sobre equipes, utilizei muitos recursos do psicodrama e impressionei-me com sua adequação a esse contexto.

psychodramacmyk copy

A experiência apresentada foi obtida a partir da condução de 21 sessões, com duração média de 2 horas, com um grupo de 20 participantes ao longo de 4 meses. A prática, nomeada “Programa de desenvolvimento de equipes”, surgiu de uma demanda direcionada ao setor de Recursos Humanos da empresa e nasceu da percepção da chefia de um setor sobre o “clima pesado” de trabalho, a tensão nos relacionamentos interpessoais, a ansiedade e as deficiências na comunicação.

O artigo busca demonstrar as principais contribuições do psicodrama, enquanto técnica e teoria, no processo de desenvolvimento de equipes, utilizado em empresas e dirigido a grupos de pessoas que precisam unir esforços para executar um trabalho em comum.

plogo

Tendo em vista realizar o tratamento do indivíduo e do grupo, concluiu-se que o psicodrama empresarial coincide com os principais objetivos de um programa de desenvolvimento: desenvolver habilidades interpessoais, diagnósticas e de tarefa.

Acesse o artigo na íntegra.

Conheça a Revista Brasileira de Psicodrama.

Meu artigo anterior ‘O jovem e a primeira experiência de trabalho’.

Anúncios

Uma resposta para “Psicodrama e o desenvolvimento de equipes de trabalho

Quero saber a sua opinião. Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s