Sete dicas para ser infeliz no trabalho

Não é nenhuma novidade encontrarmos diversas listas nos dizendo o que fazer ou deixar de fazer para ser feliz na vida, no trabalho, no relacionamento amoroso ou na vida familiar. Acredito que existem diversas pessoas que alcançam certo nível de sucesso e equilíbrio na vida, e que, então, passam a acreditar que seus conselhos serão ricos para as demais pessoas, uma espécie de receita da felicidade. Se os outros fizerem como eu fiz, também serão pessoas realizadas.

Bom, bem intencionados ou não, esses conselhos não são totalmente negativos nem positivos, variando seu grau de periculosidade proporcionalmente ao radicalismo com o qual são tomados. Uma dose de inteligência e crítica também cai bem.

201208-omag-quiz-half-empty-glass-949x534

Aproveitando então minha oportunidade para falar sobre saúde mental e trabalho, escolhi elaborar uma lista simples e objetiva. Os conselhos abaixo são para aquelas pessoas que sonham em se tornar infelizes no trabalho (ou que já o são e querem continuar sendo).

Para alcançar a sua meta, é necessário seguir todos os passos fielmente e diariamente, até que se tornem parte de você, a ponto de nem mais serem questionados. Então, vamos às dicas:

  1. Viva para o seu trabalho.

giphy (2)

Sim, esqueça sua família próxima, amigos, par romântico, bicho de estimação ou seus primos que moram no interior. Outras atividades? Lazer? Hobby? Esqueça essas palavras, elas não devem existir no seu vocabulário.

  1. Não questione.

Quem pergunta demais só cria problemas. Sabe aquela frase que diz que “a ignorância é uma benção”? Escreva-a em um papel e cole na sua geladeira. Não critique! Não se pergunte os motivos de pedirem o que te pedem para fazer, apenas faça. E pare agora mesmo de duvidar destas dicas aqui! Continue lendo!

  1. Busque trabalhar apenas para o seu próprio resultado, os outros que se danem.

Dizem que vivemos em uma sociedade individualista e que o egoísmo está em alta. Aproveite essa impressão e entre na onda. Só o seu salário no fim do mês que te interessa. Trabalho em equipe? Cooperação? A maior mentira já inventada.

giphy (3)

  1. Seja pessimista e reduza suas perspectivas de mudança à zero.

Otimismo é para os idiotas. Quem tem um pouco mais de experiência de vida sabe que é melhor ser pessimista do que esperar coisas boas disso tudo. Não espere mudanças em seu trabalho. Tudo continuará da mesma forma. Não proponha novidades. Assim você estará colaborando para que tudo permaneça igual para sempre.

  1. Brigue, discuta, fique com ódio dos seus colegas e cultive inimigos em silêncio.

giphy (1)

Quem nunca teve vontade de dar um tapa na cara do colega de trabalho ou daquela pessoa insuportável que se acha melhor e trabalha naquele setor mais legal? Ninguém é de ferro. Fique com raiva e de preferência não fale nada. Discutir relacionamento é coisa de gente chata e fraca. O negócio é se vingar diariamente, fazer fofocas, espalhar boatos e disseminar o mal. Nas novelas todo mundo faz isso, por que você não vai fazer também?

  1. Odeie seu chefe.

Funcionário que é funcionário odeia o chefe. Todo mundo sabe disso. É aquele para falar mal na hora do almoço, criticar pelas costas e ver ele se ferrar sem avisar nada. Sem isso, qual seria a graça de trabalhar?

  1. Não aceite críticas. Leve tudo para o lado pessoal.

Feedback, avaliação de desempenho, solução de conflitos? Todas elas são ferramentas criadas por pessoas que não tinham nada para fazer e arrumaram um jeito de detonar os funcionários formalmente. Se o seu chefe criticou o seu trabalho ou sugeriu alguma mudança, volte para a dica anterior, você ainda não está odiando-o o suficiente!

giphy (4).gif

  1. Oito? Não eram só sete?

Sim, faça tudo isso ao contrário.

Anúncios

Uma resposta para “Sete dicas para ser infeliz no trabalho

  1. Pingback: III Seminário de Promoção da Saúde do Trabalhador | Mais uma Opinião·

Quero saber a sua opinião. Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.