“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” Carl Jung
No dia 27 de Agosto é celebrado o Dia do Psicólogo, data que marca a regulamentação da profissão no Brasil por meio da Lei nº 4119 de 1962. É um dia para se comemorar a importância da profissão que hoje ocupa lugares relevantes e ganha cada vez mais confiança em sua prática. Hoje a Psicologia encontra-se inserida nos mais diversos contextos, seja ele consultório, educacional, hospitalar, empresarial, prisional, esportivo, dentre outros.
Basicamente, psicólogo é o profissional que estuda os processos mentais e o comportamento humano, buscando observar e analisar atitudes e sentimentos. Auxilia indivíduos, grupos de pessoas e instituições na recuperação de sua saúde mental ou aprimoramento de sua qualidade de vida, com foco nas mudanças necessárias.
Ao pensar sobre o significado da Psicologia para mim, consigo elencar três itens que, acredito, compõem (ou deveriam compor) a missão de qualquer psicólogo, além de promover a saúde das pessoas e instituições:
I. autoconhecer-se;
II. desmitificar a loucura ou a doença mental; e
III. fortalecer a importância da Psicologia para a sociedade.
Começo de baixo para cima. Contribuir para a Psicologia se tornar uma ciência cada vez mais reconhecida e forte, é o nosso dever diário. Fazemos isso em cada relação pessoal e profissional, em cada vínculo e principalmente por meio do nosso exemplo como profissionais dedicados e criticamente construtivos, com nossa própria teoria e prática.
Fazer com que a doença mental pare de ser vista como um ‘monstro de sete cabeças’, com temor, preconceito ou como sinal de fraqueza, é uma de nossas mais importantes missões. Loucos somos todos, um pouco psicopatas, esquizofrênicos, paranoicos. E acredito que não exista melhor forma de fazer isso do que agir como queremos ver os outros agirem e divulgar cada vez mais informações corretas sobre o tema. Vamos continuar ampliando o significado da palavra ‘normal’.
“V. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão”(Código de Ética Profissional)
E, por fim, o que considero mais importante de todos: o autoconhecimento. Como muitos já disseram: como cuidar do outro sem cuidar de si mesmo? Como pedir que um paciente enfrente seus medos, assuma sua responsabilidade diante da vida e acredite na mudança, se eu mesmo deixo meus medos debaixo do tapete? É preciso conhecer e passar pelo processo para melhor conduzi-lo. Novamente, sejamos o exemplo de coragem.
“II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão” (Código de Ética Profissional)
Parabéns a todos os psicólogos e psicólogas!
Leia mais sobre o assunto:
Portal da Ordem dos Psicólogos de Portugal com muitas informações e muito bem organizado: http://encontreumasaida.pt/
Conselho Federal de Psicologia: http://site.cfp.org.br/
Conselho Regional de Psicologia – MG: http://www.crpmg.org.br/