“Um grupo de pessoas que compartilha suas histórias deste modo não pode deixar de se sentir conectado” (SALAS apud SIEWERT, 2011).
Nossa vida é feita de momentos e conhecemos melhor as pessoas com as quais nos relacionamos através de suas histórias. E se você pudesse contar sua história e ter uma equipe de atores para representa-la no palco? Impossível? Nem um pouco. Essa prática já se tornou realidade por meio de diversas práticas de teatro e encontra na proposta do ‘teatro playback’ sua forma mais fiel.
Criado em 1975 por Jonathan Fox e Jo Salas nos Estados Unidos, o Playback theatre “é uma forma de teatro em que as pessoas da plateia são convidadas a contar histórias pessoais que serão encenadas pelos atores e músicos.” (Siewert, 2011).
Dessa forma, por meio de atividades em grupo, conduzidas por um diretor, atores e músicos, histórias reais contadas por pessoas da plateia são conhecidas e encenadas naquele momento, utilizando-se da criatividade e do improviso. Pode ser utilizado em escolas, empresas e grupos das mais diversas naturezas, cumprindo importante papel no desenvolvimento de pessoas e equipes.
A experiência do teatro playback traz excelentes resultados e como outras atividades semelhantes trabalha com a identificação com os personagens, o senso de comunidade e promove a conexão entre as pessoas. Pessoalmente já participei de experiências com o playback, como músico e ator, e reconheço o valor da prática e o resultado visível produzido na plateia.
Nos próximos dias 23 e 24 de Agosto teremos uma oportunidade única em Belo Horizonte – Minas Gerais. Será realizado o primeiro módulo do Curso de Introdução e Aperfeiçoamento no Playback Theatre com um dos principais representantes da área no Brasil, o professor Mário Moura. O curso está sendo organizado por Rodolfo Costa e Mônica Neves, e as inscrição ainda estão abertas. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail monicanevesbh@gmail.com.
Para conhecer o trabalho acesse http://www.brasilisplayback.com/ . A formação é indicada para atores e não atores, psicólogos, psicodramatistas e interessados na área.
Vídeo da Brasilis Playback em ação:
Leia aqui sobre a experiência do curso!
Referências
SIEWERT, Clarice Steil. Teatro playback: a história que as histórias contam. Artigo extraído da Dissertação de Mestrado da autora: Nossas Histórias em Cena: Um Encontro com o Teatro Playback, 2009 / 2011.
Pingback: Experiência no curso de Introdução e Aperfeiçoamento no Playback Theatre | Mais uma Opinião·