Trilha sonora da juventude

Porque amamos as músicas que ouvimos quando éramos jovens? Outro dia mesmo me perguntava sobre isso e por coincidência recebi  do meu irmão, fanático por tecnologia musical e afins, uma matéria que falava exatamente sobre o assunto.

42559-140808_sci_neuralnostalgia-mjstern_jpg_crop_original-original

Imagem: Slate

A importância psicológica e afetiva da música é grande e vários estudos vêm reforçando cada vez mais essa ideia. Um artigo publicado no site Slate explica porque as músicas que ouvimos ao longo de nossa juventude se tornam tão importantes pelo resto de nossas vidas.

Nos últimos anos, pesquisadores confirmaram que as músicas que escutamos em nossa adolescência têm um poder especial sobre nossas emoções e que essas canções fixam no cérebro de uma forma diferente e de modo definitivo, que não enfraquece com o passar dos anos.

Durante toda a vida, nossas músicas favoritas ativam circuitos de prazer no cérebro e geram estímulos que fazem nos sentir bem. No entanto, especialmente entre os 12 e 22 anos, nosso cérebro funciona a todo vapor e os hormônios nos levam a dar grande importância a tudo o que acontece ao redor. Dessa forma, as conexões que criamos com essas músicas vêm acompanhadas de uma grande carga emocional, criando uma forte memória que parece durar pelo resto da vida.

Além disso, a música da nossa juventude está fortemente ligada à nossa vida social e a ouvimos como uma forma de pertencer a um grupo específico, colaborando com a formação da nossa identidade.

Em resumo, é durante o período que somos adolescentes ou jovens adultos (12 a 22 anos) que nos tornamos nós, ou seja, você se torna ‘você’. Por isso, tudo que vivemos nesse período tem grande relevância e as músicas atuam como uma trilha sonora de tudo que vivemos.

O autor do artigo chega a uma conclusão curiosa e triste ao mesmo tempo: nunca vamos amar outra música como amamos a música da nossa juventude. Será? Bom, pelo menos sempre poderemos ouvi-las e reviver as emoções de quando éramos jovens.

Fonte: NeuralNostalgia – Why do we love the music we heard as teenagers?

Anúncios

Uma resposta para “Trilha sonora da juventude

Quero saber a sua opinião. Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s