Indicação de leitura: moral e ética

“Com efeito, por que respeitar os outros? Por que fazer-lhes justiça? Por que preocupar-se com seu bem estar? Não estará implícito que, sem respeito, sem justiça e sem benevolência, a vida é infeliz?“

Dentre diversos assuntos aos quais dedico meu tempo de estudo, venho me interessando particularmente cada vez mais pela moral, a ética e a violência.

Em minha procura por autores que discutissem o que eu gostaria de ler e ouvir, encontrei Yves de La Taille, psicólogo francês e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

1e68c-ciclo_de_palestras_2012_-_yves_de_la_taille_01

Recomendo os textos (abaixo) que li até o momento tanto para psicólogos, estudantes de psicologia, profissionais de áreas afins, como para curiosos sobre o tema e interessados em entender um pouco mais sobre nossa sociedade e o ser humano.

  1. LA TAILLE, Yves de. Moralidade e violência: a questão da legitimação de atos violentos inTemas em Psicologia – 2009, Vol. 17, no 2, 329 – 341 Dossiê “Psicologia, Violência e o Debate entre Saberes”. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000200005&lng=pt&nrm=iso. ISSN 1413-389X.
  1. LA TAILLE, Yves de. Moral e Ética: Uma Leitura Psicológica inPsicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 105-114. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000500009&lng=en&nrm=iso. ISSN 0102-3772.

De uma forma clara e agradável, o autor faz uma análise extremamente pertinente, buscando diversos referenciais, articulando entre a filosofia, a psicologia e a sociologia, apresentando também resultado de pesquisas científicas.

Qual diferença entre moral e ética? Por que se fala tanto em ética hoje em dia?

Como esses planos podem influenciar o comportamento violento e nosso comportamento de modo geral? Como construímos nossos valores morais? O que considerar imoral?

Continuarei buscando respostas para questões tão atuais e essenciais ao desenvolvimento de uma vida coletiva e, sem dúvida, Yves de La Taille é uma referencia indispensável.

“O herói moral, o santo, é aquela pessoa cuja voz da consciência sempre fala mais alto do que as outras. Ela desconhece fraquezas que a fariam desviar-se do claro caminho do dever. Esta é a exceção, não a regra. O mais comum é o homem ‘cair em tentação’, como se diz no âmbito cristão, às vezes tornar-se surdo à voz de sua consciência moral”

Referências

LA TAILLE, Yves de. Moral e Ética: Uma Leitura Psicológica in Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 105-114

Anúncios

Quero saber a sua opinião. Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s